sábado, 26 de julho de 2008

Redesenho dos menus do Xbox360

Ou "Cópias também podem ser vistas por um lado positivo"


Eu gostei dessa novidade mostrada na E3 que aconteceu há quase duas semanas. E por minhas andanças pelos sites de notícias de videogames observei muitos comentando que a inclusão de avatares no 360 é uma cópia dos Miis (do Wii), ou até mesmo uma cópia do Home (serviço do PS3 que ainda não foi lançado).

O fato de haver alguns que observam semelhança com os Miis e de outros acharem que é igual à solução da Sony, demonstra que isso que a Microsoft está fazendo não é cópia. Ou melhor, pode ser até considerado como cópia, mas não deve ser visto como algo negativo.

Eu reforço essa opinião lembrando que o Yahoo!, por exemplo, tem há um bom tempo um sistema de criação de personagem para que o usuário seja representado por meio do mesmo (nos diversos serviços do site). Tenho certeza que não é o primeiro que fez isso.

Analogamente, a Nintendo projetou para o Nintendo 64 o primeiro controle com direcional analógico, em seguida a Sony fez um controle com dois analógicos para o Playstation e todos os consoles lançados em seguida possuiram essa propriedade. A mesma sequência aconteceu na adição de vibração nos controles (que ocorreu praticamente na mesma época).

O importante é perceber que quando as empresas fazem isso, estão também aperfeiçoando em cima do que foi copiado. Caso contrário, se de alguma forma ninguém copiasse ninguém, todo mundo perderia. Nenhum videogame, a não ser os da Nintendo, teria controle analógico ou com vibração no controle. Playstation 3 não poderia ter disco rígido pois o Xbox original foi o pioneiro. É uma idéia tão absurda que fica difícil imaginar como seria, pois a criação de um videogame novo poderia ser considerada cópia de quem criou o conceito de diversão eletrônica.

Há propriedades dos videogames que não costumam ser consideradas cópia, como por exemplo o uso da mídia DVD nos videogames. O PS2 foi o primeiro a ter e os videgames lançados em seguida seguiram seus passos. Ninguém fala nada pois é uma adição que parece natural, por ser uma tecnologia nova e eficiente. Por que a inclusão de avatares não pode ser tratada da mesma forma? Com avatares há a chance de haver uma arte diferente e usos diferentes, tornando assim, algo um pouco diferente daquilo do qual foi inspirado.

Uma cópia de verdade e bem negativa é o Chintendo Vii:


Apenas sugiro a todos que um esforço seja feito para não vermos qualquer e toda coisa pelo lado negativo.

Nenhum comentário: